terça-feira, 2 de junho de 2009
ATIVIDADE ADJETIVO
Atividade lúdica sobre adjetivos para ser trabalhado com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
Marcadores: Atividade de Português
ATIVIDADE TEXTO COLETIVO
ATIVIDADE TEXTO COLETIVO
Primeiro estipula-se 5 temas que serão numerados de 1 a 5;
Após, pedir aos alunos sentarem em circulo;
Numerar os alunos de um a cinco:
Cada aluno ficará com o tema de acordo com o seu número;
Os alunos deverão começar um texto de acordo com o seu tema;
O professor dará 2 minutos para produzir o texto;
Quando o professor avisar o aluno deverá passar o seu texto pro colega que estiver a sua direita e este deverá continuar o texto recebido;
Após os 5 alunos escreverem os textos, cada aluno lerá o seu e analisará se o texto ficou coerente com o tema proposto ou não;
Analisar coerência, coesão, gramática, erros ortográficos, entre outros.
Primeiro estipula-se 5 temas que serão numerados de 1 a 5;
Após, pedir aos alunos sentarem em circulo;
Numerar os alunos de um a cinco:
Cada aluno ficará com o tema de acordo com o seu número;
Os alunos deverão começar um texto de acordo com o seu tema;
O professor dará 2 minutos para produzir o texto;
Quando o professor avisar o aluno deverá passar o seu texto pro colega que estiver a sua direita e este deverá continuar o texto recebido;
Após os 5 alunos escreverem os textos, cada aluno lerá o seu e analisará se o texto ficou coerente com o tema proposto ou não;
Analisar coerência, coesão, gramática, erros ortográficos, entre outros.
Marcadores: Atividade de Português
PLANO DE AULA CIÊNCIAS
ESCOLA NOVA EDUCAÇÃO
Curso: Ensino Fundamental
Disciplina: Ciências. Série: 3º ano
Data: Tempo previsto: 5 h/a
Professor:
Tema: Preservação do Meio Ambiente.
Objetivo Geral: Estimular hábitos corretos, preservação e conservação dos bens naturais.
Objetivo Específico:
1º Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
2º Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
3º Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
4º Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
5º Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Oralidade, leitura.
Encaminhamento metodológico: O conteúdo será trabalhado a partir de uma história em quadrinhos sobre poluição, água, rios, lixo, reciclagem e formação de hábitos em relação ao meio ambiente. Será exposto aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, derretimento das geleiras, sendo abordado sobre a importância de manter os rios limpos favorecendo a nossa saúde, dos animais e do meio ambiente. Comentar sobre as conseqüências da poluição. Após será enfatizado também sobre a importância da água potável para a sobrevivência dos seres vivos em geral. Em seguida será trabalhado sobre o destino correto do lixo para a não poluição, a importância da reciclagem e formas de reaproveitamento, onde será realizado o processo da reciclagem artesanal do papel, com a participação de todos os alunos. E por ultimo será aplicado um questionário oral para verificação da opinião dos alunos em relação ao meio ambiente.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Fotos, revistas, história em quadrinhos, atividades impressas e quadro.
Procedimentos de avaliação: A avaliação será contínua e também através do que foi descrito no questionário oral, convivência na escola para perceber se o aluno:
1º Reconhece situações de poluição;
2º Descreve com coerência o que realmente acontece com o meio ambiente;
3º Valoriza os cuidados com o meio ambiente;
4º Observa o ambiente que convive especialmente em casa e na escola;
5º Manifesta atitude e interesse em ajudar e preservar o meio ambiente;
6º Contribui para a limpeza, conservação e manutenção do ambiente que freqüenta.
Tema da próxima aula: Solo.
Referencial bibliográfico: SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda. Caminhos da Ciência: uma abordagem sócioconstrutivista. São Paulo: IBEP, 2001.
Curso: Ensino Fundamental
Disciplina: Ciências. Série: 3º ano
Data: Tempo previsto: 5 h/a
Professor:
Tema: Preservação do Meio Ambiente.
Objetivo Geral: Estimular hábitos corretos, preservação e conservação dos bens naturais.
Objetivo Específico:
1º Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
2º Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
3º Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
4º Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
5º Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Oralidade, leitura.
Encaminhamento metodológico: O conteúdo será trabalhado a partir de uma história em quadrinhos sobre poluição, água, rios, lixo, reciclagem e formação de hábitos em relação ao meio ambiente. Será exposto aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, derretimento das geleiras, sendo abordado sobre a importância de manter os rios limpos favorecendo a nossa saúde, dos animais e do meio ambiente. Comentar sobre as conseqüências da poluição. Após será enfatizado também sobre a importância da água potável para a sobrevivência dos seres vivos em geral. Em seguida será trabalhado sobre o destino correto do lixo para a não poluição, a importância da reciclagem e formas de reaproveitamento, onde será realizado o processo da reciclagem artesanal do papel, com a participação de todos os alunos. E por ultimo será aplicado um questionário oral para verificação da opinião dos alunos em relação ao meio ambiente.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Fotos, revistas, história em quadrinhos, atividades impressas e quadro.
Procedimentos de avaliação: A avaliação será contínua e também através do que foi descrito no questionário oral, convivência na escola para perceber se o aluno:
1º Reconhece situações de poluição;
2º Descreve com coerência o que realmente acontece com o meio ambiente;
3º Valoriza os cuidados com o meio ambiente;
4º Observa o ambiente que convive especialmente em casa e na escola;
5º Manifesta atitude e interesse em ajudar e preservar o meio ambiente;
6º Contribui para a limpeza, conservação e manutenção do ambiente que freqüenta.
Tema da próxima aula: Solo.
Referencial bibliográfico: SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda. Caminhos da Ciência: uma abordagem sócioconstrutivista. São Paulo: IBEP, 2001.
Marcadores: Planos de aula
PLANO DE AULA GEOGRAFIA
PLANO DE AULA.
Curso: Ensino Fundamental.
Disciplina: Série: 4º série.
Data: Tempo previsto: 5 h/a.
Professor:
Tema: Urbanização.
Objetivo Geral: Fornecer elementos críticos que auxiliem a compreensão da formação da cidade e seu desenvolvimento.
Objetivo Específico:
1º Caracterizar a urbanização;
2º Verificar o significado de ser urbano no Brasil;
3º Compreender como a cidade se desenvolve;
4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Será realizada uma pesquisa com os alunos e seus pais e utilização do texto “Cidades: a urbanização da humanidade”.
Encaminhamento metodológico: No dia 20/10/2008 será elaborado um questionário aos alunos, onde responderão com a ajuda de seus pais, que será entregue a professora na aula do dia 23/10/2008. No questionário estarão as seguintes perguntas: Seus pais vieram de que cidade? E seus avós? Por qual motivo? Quantas pessoas vieram com você? Qual a profissão dos seus pais? Em que cidade você nasceu? Seus pais sempre moraram na zona urbana?
No dia 23/10/2008 às 07:20 - 08:20: Com as perguntas respondidas será feita uma dinâmica que aproximará as crianças que tem respostas semelhantes. 08:20 - 10:30: Com a formação dos pequenos grupos cada um simbolizará a formação de uma cidade construindo uma maquete tendo por base as seguintes perguntas: Como será o nome dessa cidade? Qual seria a primeira indústria que se estabeleceria nela? Quantas pessoas trabalhariam na indústria? Quantas escolas seriam construídas inicialmente? Qual seria o número de habitantes? Como seria o planejamento das vias urbanas e a criação dos bairros? Na área da saúde no que seria investido?
10:30 – 11:30: Após a construção da maquete a professora estará estabelecendo um diálogo com os alunos utilizando o texto “Cidades: a urbanização da humanidade” que abrangerá a importância da urbanização, como se formaram as primeiras cidades. Após o diálogo, faremos um passeio na região próxima à escola, tendo por objetivo verificar a área urbana construída próxima a escola.
Recursos didáticos: Isopor, caixas de leite, caixas de sapato, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão, café solúvel.
Procedimentos de avaliação: Com o objetivo de verificar o comprometimento do aluno, a avaliação terá inicio com a resolução do questionário; em seguida será verificado o nível de entendimento sobre o tema com base na participação no planejamento e construção da nova cidade e analisar os diferentes conhecimentos adquiridos pelos alunos e os pontos que cada um considera mais interessante através de uma redação sobre o surgimento de uma cidade e seu desenvolvimento industrial.
Tema da próxima aula: As desigualdades sociais dentro de uma mesma cidade.
Referencial bibliográfico: MARINA, Lúcia. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2002.
Curso: Ensino Fundamental.
Disciplina: Série: 4º série.
Data: Tempo previsto: 5 h/a.
Professor:
Tema: Urbanização.
Objetivo Geral: Fornecer elementos críticos que auxiliem a compreensão da formação da cidade e seu desenvolvimento.
Objetivo Específico:
1º Caracterizar a urbanização;
2º Verificar o significado de ser urbano no Brasil;
3º Compreender como a cidade se desenvolve;
4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Será realizada uma pesquisa com os alunos e seus pais e utilização do texto “Cidades: a urbanização da humanidade”.
Encaminhamento metodológico: No dia 20/10/2008 será elaborado um questionário aos alunos, onde responderão com a ajuda de seus pais, que será entregue a professora na aula do dia 23/10/2008. No questionário estarão as seguintes perguntas: Seus pais vieram de que cidade? E seus avós? Por qual motivo? Quantas pessoas vieram com você? Qual a profissão dos seus pais? Em que cidade você nasceu? Seus pais sempre moraram na zona urbana?
No dia 23/10/2008 às 07:20 - 08:20: Com as perguntas respondidas será feita uma dinâmica que aproximará as crianças que tem respostas semelhantes. 08:20 - 10:30: Com a formação dos pequenos grupos cada um simbolizará a formação de uma cidade construindo uma maquete tendo por base as seguintes perguntas: Como será o nome dessa cidade? Qual seria a primeira indústria que se estabeleceria nela? Quantas pessoas trabalhariam na indústria? Quantas escolas seriam construídas inicialmente? Qual seria o número de habitantes? Como seria o planejamento das vias urbanas e a criação dos bairros? Na área da saúde no que seria investido?
10:30 – 11:30: Após a construção da maquete a professora estará estabelecendo um diálogo com os alunos utilizando o texto “Cidades: a urbanização da humanidade” que abrangerá a importância da urbanização, como se formaram as primeiras cidades. Após o diálogo, faremos um passeio na região próxima à escola, tendo por objetivo verificar a área urbana construída próxima a escola.
Recursos didáticos: Isopor, caixas de leite, caixas de sapato, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão, café solúvel.
Procedimentos de avaliação: Com o objetivo de verificar o comprometimento do aluno, a avaliação terá inicio com a resolução do questionário; em seguida será verificado o nível de entendimento sobre o tema com base na participação no planejamento e construção da nova cidade e analisar os diferentes conhecimentos adquiridos pelos alunos e os pontos que cada um considera mais interessante através de uma redação sobre o surgimento de uma cidade e seu desenvolvimento industrial.
Tema da próxima aula: As desigualdades sociais dentro de uma mesma cidade.
Referencial bibliográfico: MARINA, Lúcia. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2002.
Marcadores: Planos de aula