Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

terça-feira, 2 de junho de 2009

MAIS ATIVIDADES COM MÚSICA





Sugestão de atividade com música para ser trabalhado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.






































ATIVIDADE COM MÚSICA



Sugestão de atividade com música.
Aquarela - Toquinho























































Marcadores:

ATIVIDADE ADJETIVO


Atividade lúdica sobre adjetivos para ser trabalhado com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Marcadores:

ATIVIDADE PORTUGUÊS


Atividade lúdica sobre substantivos.
(Bingo)

Marcadores:

ATIVIDADE TEXTO COLETIVO

ATIVIDADE TEXTO COLETIVO

Primeiro estipula-se 5 temas que serão numerados de 1 a 5;
Após, pedir aos alunos sentarem em circulo;
Numerar os alunos de um a cinco:
Cada aluno ficará com o tema de acordo com o seu número;
Os alunos deverão começar um texto de acordo com o seu tema;
O professor dará 2 minutos para produzir o texto;
Quando o professor avisar o aluno deverá passar o seu texto pro colega que estiver a sua direita e este deverá continuar o texto recebido;
Após os 5 alunos escreverem os textos, cada aluno lerá o seu e analisará se o texto ficou coerente com o tema proposto ou não;
Analisar coerência, coesão, gramática, erros ortográficos, entre outros.

Marcadores:

PLANO DE AULA CIÊNCIAS

ESCOLA NOVA EDUCAÇÃO

Curso: Ensino Fundamental

Disciplina: Ciências. Série: 3º ano

Data: Tempo previsto: 5 h/a

Professor:

Tema: Preservação do Meio Ambiente.

Objetivo Geral: Estimular hábitos corretos, preservação e conservação dos bens naturais.

Objetivo Específico:
1º Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
2º Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
3º Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
4º Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
5º Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.

Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Oralidade, leitura.

Encaminhamento metodológico: O conteúdo será trabalhado a partir de uma história em quadrinhos sobre poluição, água, rios, lixo, reciclagem e formação de hábitos em relação ao meio ambiente. Será exposto aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, derretimento das geleiras, sendo abordado sobre a importância de manter os rios limpos favorecendo a nossa saúde, dos animais e do meio ambiente. Comentar sobre as conseqüências da poluição. Após será enfatizado também sobre a importância da água potável para a sobrevivência dos seres vivos em geral. Em seguida será trabalhado sobre o destino correto do lixo para a não poluição, a importância da reciclagem e formas de reaproveitamento, onde será realizado o processo da reciclagem artesanal do papel, com a participação de todos os alunos. E por ultimo será aplicado um questionário oral para verificação da opinião dos alunos em relação ao meio ambiente.


Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Fotos, revistas, história em quadrinhos, atividades impressas e quadro.

Procedimentos de avaliação: A avaliação será contínua e também através do que foi descrito no questionário oral, convivência na escola para perceber se o aluno:
1º Reconhece situações de poluição;
2º Descreve com coerência o que realmente acontece com o meio ambiente;
3º Valoriza os cuidados com o meio ambiente;
4º Observa o ambiente que convive especialmente em casa e na escola;
5º Manifesta atitude e interesse em ajudar e preservar o meio ambiente;
6º Contribui para a limpeza, conservação e manutenção do ambiente que freqüenta.

Tema da próxima aula: Solo.

Referencial bibliográfico: SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda. Caminhos da Ciência: uma abordagem sócioconstrutivista. São Paulo: IBEP, 2001.

Marcadores:

PLANO DE AULA GEOGRAFIA

PLANO DE AULA.

Curso: Ensino Fundamental.

Disciplina: Série: 4º série.

Data: Tempo previsto: 5 h/a.

Professor:

Tema: Urbanização.

Objetivo Geral: Fornecer elementos críticos que auxiliem a compreensão da formação da cidade e seu desenvolvimento.

Objetivo Específico:
1º Caracterizar a urbanização;
2º Verificar o significado de ser urbano no Brasil;
3º Compreender como a cidade se desenvolve;
4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.


Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Será realizada uma pesquisa com os alunos e seus pais e utilização do texto “Cidades: a urbanização da humanidade”.


Encaminhamento metodológico: No dia 20/10/2008 será elaborado um questionário aos alunos, onde responderão com a ajuda de seus pais, que será entregue a professora na aula do dia 23/10/2008. No questionário estarão as seguintes perguntas: Seus pais vieram de que cidade? E seus avós? Por qual motivo? Quantas pessoas vieram com você? Qual a profissão dos seus pais? Em que cidade você nasceu? Seus pais sempre moraram na zona urbana?
No dia 23/10/2008 às 07:20 - 08:20: Com as perguntas respondidas será feita uma dinâmica que aproximará as crianças que tem respostas semelhantes. 08:20 - 10:30: Com a formação dos pequenos grupos cada um simbolizará a formação de uma cidade construindo uma maquete tendo por base as seguintes perguntas: Como será o nome dessa cidade? Qual seria a primeira indústria que se estabeleceria nela? Quantas pessoas trabalhariam na indústria? Quantas escolas seriam construídas inicialmente? Qual seria o número de habitantes? Como seria o planejamento das vias urbanas e a criação dos bairros? Na área da saúde no que seria investido?
10:30 – 11:30: Após a construção da maquete a professora estará estabelecendo um diálogo com os alunos utilizando o texto “Cidades: a urbanização da humanidade” que abrangerá a importância da urbanização, como se formaram as primeiras cidades. Após o diálogo, faremos um passeio na região próxima à escola, tendo por objetivo verificar a área urbana construída próxima a escola.




Recursos didáticos: Isopor, caixas de leite, caixas de sapato, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão, café solúvel.


Procedimentos de avaliação: Com o objetivo de verificar o comprometimento do aluno, a avaliação terá inicio com a resolução do questionário; em seguida será verificado o nível de entendimento sobre o tema com base na participação no planejamento e construção da nova cidade e analisar os diferentes conhecimentos adquiridos pelos alunos e os pontos que cada um considera mais interessante através de uma redação sobre o surgimento de uma cidade e seu desenvolvimento industrial.

Tema da próxima aula: As desigualdades sociais dentro de uma mesma cidade.



Referencial bibliográfico: MARINA, Lúcia. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2002.

Marcadores: