Aula de biblioteca - Histórias- A lagarta comilona e A lagarta que tomou um chá de sumiço
1º e 2º anos
Componente curricular: Língua Portuguesa
Eixo: Oralidade
Conteúdos: Escuta atenta/Escuta, compreensão e análise da fala do outro.
Objetivos de aprendizagem: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.
Encaminhamentos teórico-metodológicos:
l Contação da história “ A lagarta comilona”, utilizando o multimídia. Em seguida relembrar os dias da semana, e o que a lagarta comeu em cada dia, fazendo uma tabela no quadro e colocando as figuras (comidas) correspondente a cada dia de acordo com a história. Após, explicar sobre a metamorfose da lagarta/borboleta, complementando com um vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=oaJH-UGnlpc
l Para finalizar colocar canção “A borboleta e a Lagarta” da Palavra cantada. https://www.youtube.com/watch?v=RjgABP-gMI
Recursos auxiliares externos: Música, fantoches, projetor.
2º e 3º anos
Eixo: Leitura/Escrita
Conteúdos: Escuta atenta/Escuta, compreensão e análise da fala do outro.
Objetivos de aprendizagem: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.
Encaminhamentos teórico-metodológicos:
Contação da história “ A lagarta que tomou chá de sumiço” do autor Milton Célio de Oliveira Filho, sempre buscando a participação dos alunos na história (levar o aluno a pensar, adivinhar, o que vai acontecer na história, onde a lagarta foi parar...), em seguida passar um vídeo explicando sobre a metamorfose da lagarta/borboleta. https://www.youtube.com/watch?v=tVXsl_tHKRE
Para finalizar fazer um círculo com os alunos e realizar a brincadeira da “Lagarta Pintada”. https://www.youtube.com/watch?v=xP6XqLAcRJ0
Recursos auxiliares externos: Livro, projetor, notebook,
4º e 5º anos
Eixo: Leitura/Escuta
Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.
Objetivos de aprendizagem: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
Encaminhamentos teórico-metodológicos: Leitura de livros diversos.
Recursos auxiliares externos: Livros diversos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial