Aula biblioteca - Gênero textual História em Quadrinhos
1º ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Eixo: Leitura/Escrita
Conteúdos: Leitura de imagens em narrativas visuais; / Linguagem verbal e não-verbal.
Objetivos de aprendizagem: (EF12LP05) Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de, progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros.
2º ano
Eixo: Leitura/Escrita
Conteúdos: Eixo: Leitura/Escrita
Conteúdos: Formação de leitor; Produção de sentido ao texto lido; Finalidade do texto / Compreensão e interpretação de texto.
Objetivos de aprendizagem: (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros discursivos.
Encaminhamentos teórico-metodológicos:
l Entregar um Gibi e um livro para cada aluno e pedir para que eles observem se há alguma diferença entre eles. Observar as expressões das crianças: como elas olham os gibis, o que consideram, quais tipos de comentários fazem;
l Após a percepção das crianças sobre o formato visual de um Gibi, projetar uma história em quadrinhos (uma somente com linguagem não-verbal e outra com linguagem verbal e não verbal) e fazer a leitura para as crianças, indicando cada quadrinho e balão que está lendo de forma que elas percebam o movimento característico da leitura de uma história em quadrinhos;
l Mostrar a evolução dos personagens das histórias em quadrinhos mais conhecidos: Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e Chico Bento;
l Mostrar um vídeo com a história da Turma da Mõnica, ou seja, quando Maurício de Sousa começou a escrever histórias em quadrinhos, o por quê dos nomes dos personagens, ano de criação, etc... https://www.youtube.com/watch?v=BpKBmCLKDCE
Recursos auxiliares externos: Gibis, livros diversos, projetor.
3º, 4º e 5ºanos
Eixo: Leitura/Escrita
Conteúdos: Eixo: Leitura/Escrita
Conteúdos: Estratégia de leitura / Linguagem verbal e não verbal; Uso dos recursos gráfico-visuais.
Objetivos de aprendizagem: (EF15LP04) Identificar, com a mediação do professor, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e empregá-los quando necessário, dentro do contexto.
Encaminhamentos teórico-metodológicos:
l Iniciar entregando um Gibi para cada aluno e em seguida passar slides sobre o gênero textual “História em quadrinhos” explicando sobre o que é, características, história, linguagem verbal e não-verbal, diferença entre uma tirinha e uma história em quadrinhos, tipos de balões e onomatopeias mais utilizadas nas histórias em quadrinhos, sempre pedindo para eles visualizarem no Gibi o que está sendo explicado;
l Mostrar a evolução dos personagens das histórias em quadrinhos mais conhecidos: Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e Chico Bento;
l Mostrar um vídeo com a história da Turma da Mõnica, ou seja, quando Maurício de Sousa começou a escrever histórias em quadrinhos, o por quê dos nomes dos personagens, ano de criação, etc... https://www.youtube.com/watch?v=BpKBmCLKDCE
l Deixar um tempo livre para a leitura das histórias em quadrinhos.
Recursos auxiliares externos: Gibis, projetor.
Referências:
https://veja.abril.com.br/coluna/meus-livros/magali-comemora-50-anos-com-um-prato-cheio-para-os-fas/
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial