Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

terça-feira, 2 de junho de 2009

PLANO DE AULA GEOGRAFIA

PLANO DE AULA.

Curso: Ensino Fundamental.

Disciplina: Série: 4º série.

Data: Tempo previsto: 5 h/a.

Professor:

Tema: Urbanização.

Objetivo Geral: Fornecer elementos críticos que auxiliem a compreensão da formação da cidade e seu desenvolvimento.

Objetivo Específico:
1º Caracterizar a urbanização;
2º Verificar o significado de ser urbano no Brasil;
3º Compreender como a cidade se desenvolve;
4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.


Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Será realizada uma pesquisa com os alunos e seus pais e utilização do texto “Cidades: a urbanização da humanidade”.


Encaminhamento metodológico: No dia 20/10/2008 será elaborado um questionário aos alunos, onde responderão com a ajuda de seus pais, que será entregue a professora na aula do dia 23/10/2008. No questionário estarão as seguintes perguntas: Seus pais vieram de que cidade? E seus avós? Por qual motivo? Quantas pessoas vieram com você? Qual a profissão dos seus pais? Em que cidade você nasceu? Seus pais sempre moraram na zona urbana?
No dia 23/10/2008 às 07:20 - 08:20: Com as perguntas respondidas será feita uma dinâmica que aproximará as crianças que tem respostas semelhantes. 08:20 - 10:30: Com a formação dos pequenos grupos cada um simbolizará a formação de uma cidade construindo uma maquete tendo por base as seguintes perguntas: Como será o nome dessa cidade? Qual seria a primeira indústria que se estabeleceria nela? Quantas pessoas trabalhariam na indústria? Quantas escolas seriam construídas inicialmente? Qual seria o número de habitantes? Como seria o planejamento das vias urbanas e a criação dos bairros? Na área da saúde no que seria investido?
10:30 – 11:30: Após a construção da maquete a professora estará estabelecendo um diálogo com os alunos utilizando o texto “Cidades: a urbanização da humanidade” que abrangerá a importância da urbanização, como se formaram as primeiras cidades. Após o diálogo, faremos um passeio na região próxima à escola, tendo por objetivo verificar a área urbana construída próxima a escola.




Recursos didáticos: Isopor, caixas de leite, caixas de sapato, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão, café solúvel.


Procedimentos de avaliação: Com o objetivo de verificar o comprometimento do aluno, a avaliação terá inicio com a resolução do questionário; em seguida será verificado o nível de entendimento sobre o tema com base na participação no planejamento e construção da nova cidade e analisar os diferentes conhecimentos adquiridos pelos alunos e os pontos que cada um considera mais interessante através de uma redação sobre o surgimento de uma cidade e seu desenvolvimento industrial.

Tema da próxima aula: As desigualdades sociais dentro de uma mesma cidade.



Referencial bibliográfico: MARINA, Lúcia. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2002.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial