PLANO DE AULA CIÊNCIAS
ESCOLA NOVA EDUCAÇÃO
Curso: Ensino Fundamental
Disciplina: Ciências. Série: 3º ano
Data: Tempo previsto: 5 h/a
Professor:
Tema: Preservação do Meio Ambiente.
Objetivo Geral: Estimular hábitos corretos, preservação e conservação dos bens naturais.
Objetivo Específico:
1º Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
2º Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
3º Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
4º Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
5º Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Oralidade, leitura.
Encaminhamento metodológico: O conteúdo será trabalhado a partir de uma história em quadrinhos sobre poluição, água, rios, lixo, reciclagem e formação de hábitos em relação ao meio ambiente. Será exposto aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, derretimento das geleiras, sendo abordado sobre a importância de manter os rios limpos favorecendo a nossa saúde, dos animais e do meio ambiente. Comentar sobre as conseqüências da poluição. Após será enfatizado também sobre a importância da água potável para a sobrevivência dos seres vivos em geral. Em seguida será trabalhado sobre o destino correto do lixo para a não poluição, a importância da reciclagem e formas de reaproveitamento, onde será realizado o processo da reciclagem artesanal do papel, com a participação de todos os alunos. E por ultimo será aplicado um questionário oral para verificação da opinião dos alunos em relação ao meio ambiente.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Fotos, revistas, história em quadrinhos, atividades impressas e quadro.
Procedimentos de avaliação: A avaliação será contínua e também através do que foi descrito no questionário oral, convivência na escola para perceber se o aluno:
1º Reconhece situações de poluição;
2º Descreve com coerência o que realmente acontece com o meio ambiente;
3º Valoriza os cuidados com o meio ambiente;
4º Observa o ambiente que convive especialmente em casa e na escola;
5º Manifesta atitude e interesse em ajudar e preservar o meio ambiente;
6º Contribui para a limpeza, conservação e manutenção do ambiente que freqüenta.
Tema da próxima aula: Solo.
Referencial bibliográfico: SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda. Caminhos da Ciência: uma abordagem sócioconstrutivista. São Paulo: IBEP, 2001.
Curso: Ensino Fundamental
Disciplina: Ciências. Série: 3º ano
Data: Tempo previsto: 5 h/a
Professor:
Tema: Preservação do Meio Ambiente.
Objetivo Geral: Estimular hábitos corretos, preservação e conservação dos bens naturais.
Objetivo Específico:
1º Perceber as conseqüências que nossos atos causam ao meio ambiente;
2º Ampliar os conhecimentos sobre a natureza;
3º Organizar os conhecimentos e reconhecer o que causa danos ao meio ambiente;
4º Valorizar a preservação dos rios, das matas e dos recursos naturais;
5º Descrever situações conhecidas de poluição e reciclagem.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Oralidade, leitura.
Encaminhamento metodológico: O conteúdo será trabalhado a partir de uma história em quadrinhos sobre poluição, água, rios, lixo, reciclagem e formação de hábitos em relação ao meio ambiente. Será exposto aos alunos fotos de rios poluídos, desmatamentos, derretimento das geleiras, sendo abordado sobre a importância de manter os rios limpos favorecendo a nossa saúde, dos animais e do meio ambiente. Comentar sobre as conseqüências da poluição. Após será enfatizado também sobre a importância da água potável para a sobrevivência dos seres vivos em geral. Em seguida será trabalhado sobre o destino correto do lixo para a não poluição, a importância da reciclagem e formas de reaproveitamento, onde será realizado o processo da reciclagem artesanal do papel, com a participação de todos os alunos. E por ultimo será aplicado um questionário oral para verificação da opinião dos alunos em relação ao meio ambiente.
Estrutura do conteúdo a ser trabalhado: Fotos, revistas, história em quadrinhos, atividades impressas e quadro.
Procedimentos de avaliação: A avaliação será contínua e também através do que foi descrito no questionário oral, convivência na escola para perceber se o aluno:
1º Reconhece situações de poluição;
2º Descreve com coerência o que realmente acontece com o meio ambiente;
3º Valoriza os cuidados com o meio ambiente;
4º Observa o ambiente que convive especialmente em casa e na escola;
5º Manifesta atitude e interesse em ajudar e preservar o meio ambiente;
6º Contribui para a limpeza, conservação e manutenção do ambiente que freqüenta.
Tema da próxima aula: Solo.
Referencial bibliográfico: SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda. Caminhos da Ciência: uma abordagem sócioconstrutivista. São Paulo: IBEP, 2001.
Marcadores: Planos de aula
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial