Atividade - Roleta da Leitura - Gêneros textuais
1º ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Eixo: Leitura
Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.
Objetivos de aprendizagem: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
2º ano
Eixo: Leitura/Escuta
Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social / Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.
Objetivos de aprendizagem: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.), de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
3º ano
Eixo: Leitura/Escrita
Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.
Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como: lendas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
Encaminhamentos teórico-metodológicos:
l Contação da História “João e o pé de Feijão” da autora Ruth Rocha, recontado pela monitora de Biblioteca Claudia Cristina; https://www.youtube.com/watch?v=hvddXSPJ1RQ
l Com o recurso da roleta da leitura, será colocado em cada parte da roleta, papeis com palavras relacionadas a história contada;
l Cada aluno irá girar a roleta e em qual parte parar, pegarão uma palavra e lerão para os colegas, sempre relembrando a parte da história com a palavra escolhida;
l Cada palavra lida será escrita no quadro para maior compreensão.
Recursos auxiliares externos: História, roleta da leitura.
4ºano
Eixo: Leitura/Escuta
Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.
Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.
5º ano
Eixo: Leitura/Escuta
Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa adequada para o ano escolar.
Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual
Encaminhamentos teórico-metodológicos:
l Trabalhar os gêneros textuais (Provérbios, Anedotas, Adivinhas, Trava-linguas, poema e parlendas) com o auxílio da roleta da leitura. O aluno girará a roleta e irá fazer a leitura de acordo com o gênero
em que a roleta parar.
l A cada gênero lido, explicar suas características aos alunos.
Recursos: Roleta da leitura, livro de poema, livro de charadas, livro de piadas, textos impressos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial