Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

segunda-feira, 21 de março de 2022

Plano de aula - Biblioteca Escolar-História "O monstro que veio à escola"




 1º ao 5º ano

 

Componente curricular: Língua Portuguesa

 

Eixo: Oralidade

 

Conteúdos: Escuta atenta/ Escuta, compreensão e análise da fala do outro.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Contação da História “O monstro que um dia veio à escola”, com o auxílio de um fantoche de Monstro;

Após, conversar sobre a história, na qual aborda sobre as regras no ambiente escolar;

Fazer com os alunos uma lista de regras a serem seguidas na biblioteca:

Fazer silêncio;

Cuidar dos livros;

Levantar a mão  e esperar sua vez quando quiser falar;

Fazer fila ao sair da biblioteca;

Devolver o livro na data indicada.

Em seguida, distribuir um monstro no palito para cada aluno, de um lado o monstro estará com a carinha feliz e do  outro com a carinha triste. A monitora irá apontar algumas ações e de acordo com elas o aluno terá que mostrar a carinha feliz se a ação for um bom comportamento  e a carinha triste se a ação for um mau comportamento.

Ações:

Participar; partilhar; ser paciente; ser amigo; ouvir; ajudar os outros; magoar os colegas; mentir; empurrar; levantar a mão quando quiser falar; sentar corretamente; estragar o material; falar alto; brincar na aula; deitar-se na cadeira; bater nos colegas; gritar.

 

Recursos auxiliares externos: História, Fantoche de monstro, carinhas de monstros.

 

Referências: https://casulopedagogico.com.br/wp-content/uploads/2020/09/O-DIA-EM-QUE-UM-MONSTRO-VEIO-A-ESCOLA-1.pdf

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial