Plano de aula - Biblioteca Escolar-História "O monstro que veio à escola"
1º ao 5º ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Eixo: Oralidade
Conteúdos: Escuta atenta/ Escuta, compreensão e análise da fala do outro.
Objetivos de aprendizagem: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.
Encaminhamentos teórico-metodológicos:
l Contação da História “O monstro que um dia veio à escola”, com o auxílio de um fantoche de Monstro;
l Após, conversar sobre a história, na qual aborda sobre as regras no ambiente escolar;
l Fazer com os alunos uma lista de regras a serem seguidas na biblioteca:
Fazer silêncio;
Cuidar dos livros;
Levantar a mão e esperar sua vez quando quiser falar;
Fazer fila ao sair da biblioteca;
Devolver o livro na data indicada.
l Em seguida, distribuir um monstro no palito para cada aluno, de um lado o monstro estará com a carinha feliz e do outro com a carinha triste. A monitora irá apontar algumas ações e de acordo com elas o aluno terá que mostrar a carinha feliz se a ação for um bom comportamento e a carinha triste se a ação for um mau comportamento.
l Ações:
Participar; partilhar; ser paciente; ser amigo; ouvir; ajudar os outros; magoar os colegas; mentir; empurrar; levantar a mão quando quiser falar; sentar corretamente; estragar o material; falar alto; brincar na aula; deitar-se na cadeira; bater nos colegas; gritar.
Recursos auxiliares externos: História, Fantoche de monstro, carinhas de monstros.
Referências: https://casulopedagogico.com.br/wp-content/uploads/2020/09/O-DIA-EM-QUE-UM-MONSTRO-VEIO-A-ESCOLA-1.pdf
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial