Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

segunda-feira, 21 de março de 2022

Atividade - Roleta da Leitura - Gêneros textuais

 1º ano

 

Componente curricular: Língua Portuguesa

 

Eixo: Leitura

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma  /  Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

2º ano

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social / Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.), de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

3º ano

Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como: lendas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Contação da História “João e o pé de Feijão” da autora Ruth Rocha, recontado pela monitora de Biblioteca Claudia Cristina; https://www.youtube.com/watch?v=hvddXSPJ1RQ

Com o recurso da roleta da leitura, será colocado em cada parte da roleta, papeis com palavras relacionadas a história contada;

Cada aluno irá girar a roleta e em qual parte parar,  pegarão uma palavra e lerão para os colegas, sempre relembrando a parte da história com a palavra escolhida;

Cada palavra lida será escrita no quadro para maior compreensão.

 

Recursos auxiliares externos: História, roleta da leitura.

 

4ºano

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa,  adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

5º ano

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa adequada para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

Trabalhar os gêneros textuais (Provérbios, Anedotas, Adivinhas, Trava-linguas, poema e parlendas) com o auxílio da roleta da leitura. O aluno girará a roleta e irá fazer a leitura de acordo com o gênero

em que a roleta parar.

A cada gênero lido, explicar suas características aos alunos.

 

Recursos: Roleta da leitura, livro de poema, livro de charadas, livro de piadas, textos impressos. 

Aula de biblioteca - Histórias- A lagarta comilona e A lagarta que tomou um chá de sumiço

 1º  e  2º anos

 

Componente curricular: Língua Portuguesa

 

Eixo: Oralidade

 

Conteúdos: Escuta atenta/Escuta, compreensão e análise da fala do outro.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Contação da história “ A lagarta comilona”, utilizando o multimídia. Em seguida relembrar os dias da semana, e o que a lagarta comeu em cada dia, fazendo uma tabela no quadro e colocando as figuras (comidas) correspondente a cada dia de acordo com a história. Após, explicar sobre a metamorfose da lagarta/borboleta, complementando com um vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=oaJH-UGnlpc

Para finalizar colocar canção “A borboleta e a Lagarta” da Palavra cantada. https://www.youtube.com/watch?v=RjgABP-gMI

 

 

Recursos auxiliares externos: Música, fantoches, projetor.

 

 

2º e  3º anos

 

Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos:  Escuta atenta/Escuta, compreensão e análise da fala do outro.

 

Objetivos de aprendizagem:  (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

Contação da história “ A lagarta que tomou chá de sumiço” do autor Milton Célio de Oliveira Filho, sempre buscando a participação dos alunos na história (levar o aluno a pensar, adivinhar, o que vai acontecer na história, onde a lagarta foi parar...), em seguida passar um vídeo explicando sobre a metamorfose da lagarta/borboleta. https://www.youtube.com/watch?v=tVXsl_tHKRE

Para finalizar fazer um círculo com os alunos e realizar a brincadeira da “Lagarta Pintada”. https://www.youtube.com/watch?v=xP6XqLAcRJ0

 

 

Recursos auxiliares externos: Livro, projetor, notebook,

 

4º e 5º anos

 

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos:  Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa,  adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:  (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos: Leitura de livros diversos.

 

Recursos auxiliares externos: Livros diversos.

 

Aula biblioteca - Gênero textual História em Quadrinhos


 

1º ano

 

Componente curricular: Língua Portuguesa

 

Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos: Leitura de imagens em narrativas visuais; /   Linguagem verbal e não-verbal.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF12LP05) Planejar, produzir e reproduzir, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto, a fim de, progressivamente, apropriar-se dos elementos constitutivos desses gêneros.

 

2º ano

 

Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos: Eixo: Leitura/Escrita

Conteúdos: Formação de leitor; Produção de sentido ao texto lido; Finalidade do texto / Compreensão e interpretação de texto.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF12LP02)  Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros discursivos.

 

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Entregar um Gibi e um livro para cada aluno e pedir para que eles observem se há alguma diferença entre eles. Observar as expressões das crianças: como elas olham os gibis, o que consideram, quais tipos de comentários fazem;

Após a percepção das crianças sobre o formato visual de um Gibi, projetar uma história em quadrinhos (uma somente com linguagem não-verbal e outra com linguagem verbal e não verbal) e fazer a leitura para as crianças, indicando cada quadrinho e balão que está lendo de forma que elas percebam o movimento característico da leitura de uma história em quadrinhos;

Mostrar a evolução dos personagens das histórias em quadrinhos mais conhecidos: Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e Chico Bento;

Mostrar um vídeo com a história da Turma da Mõnica, ou seja, quando Maurício de Sousa começou a escrever histórias em quadrinhos, o  por quê dos nomes dos personagens, ano de criação, etc... https://www.youtube.com/watch?v=BpKBmCLKDCE

 

 

Recursos auxiliares externos: Gibis, livros diversos, projetor.

 

 

3º, 4º e 5ºanos

Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos: Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos: Estratégia de leitura / Linguagem verbal e não verbal; Uso dos recursos gráfico-visuais.

 

Objetivos de aprendizagem:  (EF15LP04) Identificar, com a mediação do professor, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e empregá-los quando necessário, dentro do contexto.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Iniciar entregando um Gibi para cada aluno e em seguida passar slides sobre o gênero textual “História em quadrinhos” explicando sobre o que é, características, história, linguagem verbal e não-verbal, diferença entre uma tirinha e uma história em quadrinhos, tipos de balões e onomatopeias mais utilizadas nas histórias em quadrinhos, sempre pedindo para eles visualizarem no Gibi o que está sendo explicado;

Mostrar a evolução dos personagens das histórias em quadrinhos mais conhecidos: Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e Chico Bento;

Mostrar um vídeo com a história da Turma da Mõnica, ou seja, quando Maurício de Sousa começou a escrever histórias em quadrinhos, o  por quê dos nomes dos personagens, ano de criação, etc... https://www.youtube.com/watch?v=BpKBmCLKDCE

Deixar um tempo livre para a leitura das histórias em quadrinhos.

 

Recursos auxiliares externos: Gibis, projetor.

 

Referências:

https://veja.abril.com.br/coluna/meus-livros/magali-comemora-50-anos-com-um-prato-cheio-para-os-fas/

https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/

https://www.youtube.com/watch?v=BpKBmCLKDCE

Plano de aula - Biblioteca Escolar-História "O monstro que veio à escola"




 1º ao 5º ano

 

Componente curricular: Língua Portuguesa

 

Eixo: Oralidade

 

Conteúdos: Escuta atenta/ Escuta, compreensão e análise da fala do outro.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Contação da História “O monstro que um dia veio à escola”, com o auxílio de um fantoche de Monstro;

Após, conversar sobre a história, na qual aborda sobre as regras no ambiente escolar;

Fazer com os alunos uma lista de regras a serem seguidas na biblioteca:

Fazer silêncio;

Cuidar dos livros;

Levantar a mão  e esperar sua vez quando quiser falar;

Fazer fila ao sair da biblioteca;

Devolver o livro na data indicada.

Em seguida, distribuir um monstro no palito para cada aluno, de um lado o monstro estará com a carinha feliz e do  outro com a carinha triste. A monitora irá apontar algumas ações e de acordo com elas o aluno terá que mostrar a carinha feliz se a ação for um bom comportamento  e a carinha triste se a ação for um mau comportamento.

Ações:

Participar; partilhar; ser paciente; ser amigo; ouvir; ajudar os outros; magoar os colegas; mentir; empurrar; levantar a mão quando quiser falar; sentar corretamente; estragar o material; falar alto; brincar na aula; deitar-se na cadeira; bater nos colegas; gritar.

 

Recursos auxiliares externos: História, Fantoche de monstro, carinhas de monstros.

 

Referências: https://casulopedagogico.com.br/wp-content/uploads/2020/09/O-DIA-EM-QUE-UM-MONSTRO-VEIO-A-ESCOLA-1.pdf