Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

segunda-feira, 21 de março de 2022

Atividade - Roleta da Leitura - Gêneros textuais

 1º ano

 

Componente curricular: Língua Portuguesa

 

Eixo: Leitura

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma  /  Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

2º ano

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social / Leitura e compreensão de textos pertencentes à tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.), de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

3º ano

Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa, adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como: lendas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Contação da História “João e o pé de Feijão” da autora Ruth Rocha, recontado pela monitora de Biblioteca Claudia Cristina; https://www.youtube.com/watch?v=hvddXSPJ1RQ

Com o recurso da roleta da leitura, será colocado em cada parte da roleta, papeis com palavras relacionadas a história contada;

Cada aluno irá girar a roleta e em qual parte parar,  pegarão uma palavra e lerão para os colegas, sempre relembrando a parte da história com a palavra escolhida;

Cada palavra lida será escrita no quadro para maior compreensão.

 

Recursos auxiliares externos: História, roleta da leitura.

 

4ºano

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa,  adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

5º ano

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos: Leitura colaborativa e autônoma. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa adequada para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

Trabalhar os gêneros textuais (Provérbios, Anedotas, Adivinhas, Trava-linguas, poema e parlendas) com o auxílio da roleta da leitura. O aluno girará a roleta e irá fazer a leitura de acordo com o gênero

em que a roleta parar.

A cada gênero lido, explicar suas características aos alunos.

 

Recursos: Roleta da leitura, livro de poema, livro de charadas, livro de piadas, textos impressos. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial