Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

segunda-feira, 21 de março de 2022

Aula de biblioteca - Histórias- A lagarta comilona e A lagarta que tomou um chá de sumiço

 1º  e  2º anos

 

Componente curricular: Língua Portuguesa

 

Eixo: Oralidade

 

Conteúdos: Escuta atenta/Escuta, compreensão e análise da fala do outro.

 

Objetivos de aprendizagem: (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

 

Contação da história “ A lagarta comilona”, utilizando o multimídia. Em seguida relembrar os dias da semana, e o que a lagarta comeu em cada dia, fazendo uma tabela no quadro e colocando as figuras (comidas) correspondente a cada dia de acordo com a história. Após, explicar sobre a metamorfose da lagarta/borboleta, complementando com um vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=oaJH-UGnlpc

Para finalizar colocar canção “A borboleta e a Lagarta” da Palavra cantada. https://www.youtube.com/watch?v=RjgABP-gMI

 

 

Recursos auxiliares externos: Música, fantoches, projetor.

 

 

2º e  3º anos

 

Eixo: Leitura/Escrita

 

Conteúdos:  Escuta atenta/Escuta, compreensão e análise da fala do outro.

 

Objetivos de aprendizagem:  (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, de modo a compreender que a escuta atenta é fundamental para que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma significativa.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos:

Contação da história “ A lagarta que tomou chá de sumiço” do autor Milton Célio de Oliveira Filho, sempre buscando a participação dos alunos na história (levar o aluno a pensar, adivinhar, o que vai acontecer na história, onde a lagarta foi parar...), em seguida passar um vídeo explicando sobre a metamorfose da lagarta/borboleta. https://www.youtube.com/watch?v=tVXsl_tHKRE

Para finalizar fazer um círculo com os alunos e realizar a brincadeira da “Lagarta Pintada”. https://www.youtube.com/watch?v=xP6XqLAcRJ0

 

 

Recursos auxiliares externos: Livro, projetor, notebook,

 

4º e 5º anos

 

 

Eixo: Leitura/Escuta

 

Conteúdos:  Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social. / Leitura e compreensão de textos pertencentes a tipologia narrativa,  adequados para o ano escolar.

 

Objetivos de aprendizagem:  (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor e, gradativamente, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas, de modo a ampliar e diversificar sua capacidade leitora, cognitiva e a análise textual.

 

Encaminhamentos teórico-metodológicos: Leitura de livros diversos.

 

Recursos auxiliares externos: Livros diversos.

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial