As Comemorações Juninas no Brasil
Na Europa, os festejos do solstício
de verão foram adaptados à
cultura local, de modo que em Portugal foi
incluída a festa de Santo Antônio de Lisboa
ou de Pádua, em 13 de junho. A tradição
cristã completou o ciclo com os festejos de
São Pedro e São Paulo, ambos apóstolos
da maior importância, homenageados em
29 de junho.
Quando os portugueses iniciaram o
empreendimento colonial no Brasil, a partir
de 1500, as festas de São João eram ainda
o centro das comemorações de junho.
Alguns cronistas contam que os jesuítas
acendiam fogueiras e tochas em junho,
provocando grande atração sobre os
indígenas.
Mesmo que no Brasil essa época marcasse o início do inverno, ela coincidia com
a realização dos rituais mais importantes
para os povos que aqui viviam, referentes
à preparação dos novos plantios e às
colheitas. O período que vai de junho a
setembro é a época da seca em muitas
regiões do Brasil, quando os rios estão
baixos e o solo pronto para enfrentar o
plantio. Derruba-se a mata, queimam-se
as ramagens para limpar o terreno, que é
adubado com as cinzas, e a seguir começa
o plantio. É a técnica da oivara, tão
difundida entre os povos do continente
americano.
Nessa época os roçados velhos, do
ano anterior, ainda estão em pleno vigor,
repletos de mandioca, cará, inhame,
batata-doce, banana, abóbora, abacaxi,
e a colheita de milho, feijão e amendoim
ainda se encontra em período de consumo.22
Esse é um tempo bom para pescar e caçar.
Uma série ritual, que dura todo o período,
inclui um conjunto muito variado de festas
que congregam as comunidades indígenas
em danças, cantos, rezas e muita fartura
de comida. Deve-se agradecer a abundância, reforçar os laços de parentesco (as
festas são uma ótima ocasião para alianças matrimoniais), reverenciar as divindades aliadas e rezar forte para que os
espíritos malignos não impeçam a fertilidade. O ato de atear fogo para limpar
o mato, além de fertilizar o solo, serve
principalmente para afastar esses espíritos
malignos.
Houve, portanto, certa coincidência
entre o propósito católico de atrair os índios
ao convívio missionário catequético e as
práticas rituais indígenas, simbolizadas
pelas fogueiras de São João. Talvez seja por
causa disso que os festejos juninos tenham
tomado as proporções e a importância que
adquiriram no calendário das festas
brasileiras.
As Relações Sociais e o Compadrio
Outro fato que ajuda a compreender a
importância desses festejos está relacionado
com a forma de sociabilidade que foi
característica da sociedade brasileira. Desde
o período colonial até meados do século XX,
a maioria da população de todas as regiões
do Brasil vivia no campo (até 1950, 70% da
população brasileira vivia na zona rural;
hoje, mais de 70% vive nas cidades). Fossem
colonos e agregados das fazendas agrícolas
ou vaqueiros em grandes fazendas de gado,
fossem pescadores nas regiões litorâneas ou
seringueiros na Amazônia, fossem sitiantes
por esse Brasil afora, os brasileiros viviam
integrados em grupos familiares, entendendo-se como família o conjunto de pais e
filhos, tios e primos, avós e sogros.
As relações familiares eram complementadas pela instituição do compadrio,
que servia para integrar outras pessoas à
família, estreitando assim os laços entre vizinhos e entre patrões e empregados. Até23
mesmo os escravos podiam ser apadrinhados pelos senhores de terra.
Havia duas formas principais de tornarse compadre e comadre, padrinho e
madrinha: uma era, e ainda é, pelo batismo;
a outra, por meio da fogueira. Nas festas de
São João, os homens, principalmente,
formavam duplas de compadres de fogueira:
ficavam um de cada lado da fogueira e
deveriam pular as brasas dando-se as mãos
em sentido cruzado. Era comum recitarem
versos como estes:
São João dormiu,
São Pedro acordô,
vamo sê cumpadre
que São João mandô.
(Nordeste sertanejo)
Ou:
São João disse,
São Pedro confirmou,
que nosso Senhor Jesus Cristo mandou
a gente ser compadre
nesta vida e na outra também.
(Amazônia cabocla)
Os laços de compadrio
eram muito importantes,
pois os padrinhos podiam substituir os pais na
ausência ou na morte
destes, os compadres integravam grupos de cooperação no trabalho agrícola e os
afilhados eram devedores de
obrigações aos padrinhos. A instituição
beneficiava os patrões, que tinham um
séquito de compadres e afilhados leais
tanto nas relações de trabalho como nas
campanhas políticas, quando se beneficiavam do voto de cabresto.
O compadrio ainda vigora em muitas
localidades, mas o processo de urbanização
que hoje atinge todas as regiões do país
enfraquece essa instituição e promove
diversas mudanças nas formas de sociabilidade. Atualmente, os favores (doações,
pagamentos, promessas) têm sido mais
importantes nas eleições do que a lealdade
advinda dos laços de compadrio.
São João em Caruaru e Campina Grande
Hoje as festas juninas possuem cor local. De acordo com a região do país,
variam os tipos de dança, indumentária e
comida. A tônica é a fogueira, o foguetório,
o milho, a pinga, o mastro e as rezas dos
santos.
No Nordeste sertanejo, o São João é
comemorado nos sítios, nas paróquias, nos
arraiais, nas casas e nas cidades. A importância dessa festa pode ser avaliada pelo
número de nordestinos e turistas que
escolhem essa época do ano para sair de
férias e participar dos festejos juninos. As
cidades de Caruaru, em Pernambuco, e
Campina Grande, na Paraíba, são as que
mais atraem gente curiosa em conhecer as
maiores festas de São João do mundo.
Caruaru criou uma cidade cenográfica,
a Vila do Forró, que é a réplica de uma
cidade típica do sertão, com casas coloridas
de arquitetura simples habitadas pela
rainha do milho, pela rezadeira, pela
rendeira, pela parteira. Ali há também
correio, posto bancário, delegacia, igreja,
restaurantes, teatro de mamulengo. Atores
encenam nas ruas o cotidiano dos habitantes da região. O maior cuscuz do mundo,
segundo o Livro Guinness de Recordes, é
feito lá, numa cuscuzeira que mede 3,3
metros de altura e 1,5 metro de diâmetro e
comporta 700 quilos de massa.
Uma das grandes atrações da festa é o
desfile junino na véspera de São João de
mais de vinte carros alegóricos, carroças
ornamentadas com cortejo de bacamarteiros, bandas de pífaros, quadrilhas,
casamentos matutos e grupos folclóricos.
Campina Grande construiu um Forró-
dromo que recebe todos os anos milhões
de pessoas. Elas se divertem assistindo a
apresentações do tradicional forró pé-deserra, de quadrilhas, cantores, bandas e
desfiles de jegues, participam de jogos e
brincadeiras e deleitam-se com as comidas
típicas vendidas nas barracas.
Na Região Norte
Na Amazônia cabocla, a tradição de
homenagear os santos possui um calendário
que tem início em junho, com Santo Antônio, e
termina em dezembro, com São Benedito. Cada
comunidade homenageia seus santos preferidos
e padroeiros, com destaque para os santos
juninos. São festas de arraial que começam no
décimo dia depois das novenas e nas quais
estão presentes as fogueiras, o foguetório, o
mastro, banhos, muita comida e folia.
No eixo Belém/Parintins/Manaus, desde os
tempos coloniais, a criação do boi, introduzida
pelos portugueses, deu lugar a manifestações
culturais que lhe são típicas: o boi-bumbá,
dançado em diversas ocasiões, transformou-se
atualmente em grande espetáculo, cujo ápice
é a disputa entre os grupos Caprichoso e
Garantido no Bumbódromo de Parintins, nos
dias 28, 29 e 30 de junho.
No Sudeste
A tradição caipira, especialmente a do
Sudeste do Brasil, caracteriza-se pelas festas
realizadas em terreiros rurais, onde não
faltam os elementos típicos dos três santos
de junho. Mas elas também se espalharam
pelas cidades e hoje as festas juninas
acontecem, principalmente, em escolas,
clubes e bairros.
Como em outras partes do Brasil, o
calendário das festas paulistas destaca os
rodeios e as festas de peão boiadeiro
como eventos ou espetáculos mais
importantes, que se realizam de março a
dezembro.
As festas juninas, com maior ou menor
destaque, ainda são realizadas em todas as
regiões do Brasil e representam uma das
manifestações culturais brasileiras mais
expressivas.
Marcadores: Atividades Festa Junina
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial