Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PRODEDIMENTOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA

PRODEDIMENTOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA

A Avaliação na disciplina de geografia está associada à concepção de homem, sociedade e educação. Segundo o Currículo Municipal de Cascavel, a avaliação deve ser diagnosticada, gradativa, processual e contínua. São necessários utilizar instrumentos avaliativos, pois, permitem ao professor reconhecer e identificar as dificuldades dos alunos e também inadequações em relação à suas próprias práticas pedagógicas. Os instrumentos avaliativos podem ser constituídos por análises e registros sistemáticos como maquetes, plantas, mapas, leitura de mapas, textos orais e escritos, arquivos contendo atividades e materiais referentes aos conteúdos trabalhados.
No processo avaliativo devem ser considerados os critérios gerais que orientam a intencionalidade da mediação do conhecimento da disciplina.
Nesta perspectiva:
Os critérios de avaliação referem-se à condição de avaliar como o aluno compreende a transformação e a organização do espaço geográfico determinado pelas relações sociais, conforme as necessidades humanas apresentadas em distintos momentos históricos e modos de produção. (CURRICULO MUNICIPAL DE CASCAVEL, 2008, p. 242)

Dessa forma, é necessário que o professor observe no aluno a aprendizagem através de critérios avaliativos que tratarão das especificidades dos anos letivos e sustentarão a progressão do aluno no processo de aprendizagem.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, no 1º ciclo é preciso avaliar se os alunos:
• Reconhecem e localizam as características da paisagem local e comparam comas de outras paisagens;
• Lêem, interpretam e representam o espaço através de mapas simples.
No 2º ciclo é necessário verificar se o aluno:
• Reconhece e compara os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais,
• Reconhece e compreende modos de vida das cidades e do campo;
• Estabelece relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o meio ambiente.
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO

O professor precisa fazer uso de uma série de estratégias, atividades e recursos diversificados, com o objetivo de fazer com que o aluno se interesse pela atividade e possa aprender com ela.

Técnicas e instrumentos de observação
Na avaliação o professor observará as atuações e as atitudes dos alunos, podendo discutir os obstáculos que dificultam a aprendizagem dos alunos, bem como de verificar o que obtém com maior facilidade e observar nos alunos as suas capacidades, destrezas, habilidades, valores e atitudes em relação ao aprendizado de geografia.

Técnicas e instrumentos de medida
O professor pode utilizar diversos tipos de prova. Quanto mais variados forem as provas mais rica é a informação que se obtém e a capacidade de verificar o desenvolvimento alcançado pelos alunos.

Trabalhos e projetos
Pode-se trabalhar com análises de textos ou documentos oportunamente selecionados. Esse tipo de atividade favorece a aprendizagem, estimula a criatividade, desenvolve habilidades de questionamento, entre outros.

Trabalho de campo
A avaliação no trabalho de campo deve ocorrer em dois momentos: o primeiro durante a sua realização e a segunda quando os resultados do trabalho são redigidos.

Portanto, a avaliação é um processo constante e contínuo que objetiva explicitar o grau de compreensão da realidade, levando em conta as relações entre os homens e a natureza que são espaços ocupados, transformados e organizados em momentos diferentes.





REFERÊNCIAS

CASCAVEL, Secretaria Municipal de. Currículo Municipal de Cascavel.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília, 1997.
www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/MCS_XI_08.htm. Acesso em 01 de Dezembro de 2008.

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