Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ORIGAMI NA EDUCAÇÃO

Origami é uma arte milenar, de origem japonesa, mais antiga que o próprio papel, que estabelece uma linguagem simbólica de fácil compreensão e aprendizado pelo movimento das mãos em contato com papéis. Uma arte inserida no cotidiano oriental e exportada para o mundo.
O Origami tem como base a criação de formas através da dobradura de papéis, sem o uso de cortes.

ORIGAMI NA EDUCAÇÃO

Dobrar papel, não é somente uma atividade fácil, mas também excelente exercício para os dedos e para a mente. Como parte integrante da arte- educação, a dobradura pode ser classificada como um recurso que concorre a interdisciplinaridade dentro do currículo escolar, uma vez que através dela outras atividades podem ser estimuladas, tais como: desenhos, pinturas, colagens, recorte, etc.
As dobraduras feitas pela criança segue todo um processo em que se deve deixá-la dobrar livremente e ao mesmo tempo orientá-la, pouco a pouco, no exercício da manipulação do papel, a fim de que possa interagir com o seu próprio espaço e familiarizar-se com o material, para depois se expressar através dele.

A seguir algumas observações sobre os papéis que podem ser usados:

a) Papel sulfite: É o chamado papel orifício por causa do seu formato retangular de 23 cm X 21,5 cm, cor branca. Dá ótima sustentação as dobraduras.

b) Papel espelho: É encontrado em diversas cores, possui duas faces, uma branca e outra colorida, mede aproximadamente 50 cm X 70 cm. As dobraduras feitas com esse papel têm mais realce. Serve tanto para dobraduras grandes como para as pequenas.

c) Papel laminado: Possui aproximadamente 50 cm X 70 cm, apresenta um brilho muito bonito numa das faces e é encontrado em diversas cores, inclusive o dourado e o prateado. Dá um efeito muito especial as dobraduras.

d) Papel camurça: Também com duas faces, uma branca e outra colorida, com a mesma metragem do papel espelho, possui uma textura ligeiramente aveludada. É um papel maleável, muito fácil de se dobrar.

e) Papel kraft: Pode ser encontrado em folhas avulsas de vários tamanhos, não possui variedades de cores sendo o mais comum o bege. Presta-se muito bem para as dobraduras grandes.

f) Papel vegetal: É ligeiramente transparente, dá leveza e suavidade as dobraduras, mas é preciso muito cuidado na confecção, porque as dobras ficam marcadas com muita facilidade. É encontrado em folhas de tamanhos variados.

g) Papel manilha: Mais conhecido como papel de embrulho, é encontrado comumente em rosa, amarelo e branco, em folhas geralmente grandes ou em bobinas.

h) Papéis diversos: Aqui estão incluídos os papéis considerados como sucata, ou seja, aqueles que estão sendo utilizados pela segunda vez e com finalidade diferente da original. São as revistas, os jornais, papéis usados de computador, etc. Como a sucata é de aceso de todos, pode ser usada a vontade e com sucesso.

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial