Alfabetização: Conteúdos e Atividades
Nome das crianças: 
    O nome constitui uma palavra-texto, com grau de significação ímpar: nele está contida toda a história da criança. É pouco provável que alguma criança, ao contatar com a escrita, não expresse forte desejo de colocar a marca de seu nome em todo espaço possível. 
    Ora, o não atendimento desse desejo implica em lançar fora um recurso valioso no envolvimento da criança com o código da língua escrita. 
    - Sugestões de atividades: 
- Exploração      dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
 - Crachás;
 - Bingo do      próprio nome;
 - Folha com      todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar, colar, etc...;
 - Tesouros      dos nomes;
 - Dominó de      nomes;
 - Roleta;
 - Etiquetas      para materiais das crianças;
 - Chamada no      cartaz, etc...
 
    OBS.: Consultar outras fontes que tratam especificamente do trabalho com nomes. 
    A apresentação do alfabeto tem por objetivo visualizar inicialmente as letras para as crianças, a fim de que tenham a possibilidade de brincar, manipular, enfim, adquirir um contato com as tarefas anteriormente à sistematização da fala e da escrita no momento da introdução da primeira fase. Quando se apresenta a primeira frase, os alunos têm maior facilidade em assimilar, pois as letras não lhe serão desconhecidas.   
    Pode-se, paralelamente, introduzir os algarismos, quando se desenvolver atividades que incluam noções de matemática. 
    - Sugestões de atividades: 
    Existem variadas forma de apresentação do alfabeto. Uma delas é através do ABC da XUXA, sinalizando, com exploração do vocabulário; 
- Apresentar      as letras do alfabeto acompanhada com o sinal.
 
- Montagem do      alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com      palavras significativas de objetos ou animais conhecidos.
 
- Bingo de      alfabeto:
 - Relação       sinal e letra. A professora apresenta a letra e os alunos farão o sinal       correspondente ou vice-versa;
 - Identificação       da primeira letra das palavras;
 - Atividades       variadas com letras iniciais;
 - Trabalhar       bingos em nível de visualização de palavras, fazendo relação com outros       conteúdos.
 
-          Ex: ANIMAIS 
 
Trabalhar com rótulos e embalagens, relacionando-os com letras iniciais e finais.
- Aproveitar todas as datas comemorativas (cívicas, religiosas, sociais) para trabalhar palavras, se possível, por meio de dramatização.
    Ex.: Festa Junina: - O que tem? PIPOCA - BOLO - MÚSICA... 
-  Escrever estas palavras e fazer a contagem de letras; 
- Relacionar letras iniciais e finais; 
- Explorá-las em nível de outras atividades; 
- Identificar palavras dentro de um contexto; 
- Fazer cartazes (gravuras); 
- Trabalhar músicas, poesias e textos sobre o tema, identificando estas palavras; 
- Organizar cruzadão e cruzadinhas; 
- Criar outras atividades.
- Montagem de um quadro que contenha palavras concretas que começam com vogais.
    Ex.: O    Óculos           A     Anel         E     Escova 
- atividades diversas com as vogais; 
- cartazes com gravuras; 
- recorte de palavras que iniciam com as vogais; 
- construção de palavras com fichas ou tirando letras das revistas.
    Ex.: 
- Não esquecer de trabalhar recepção das vogais em nível de leitura orofacial e dois sinais; 
- Emissão das vogais e sua sinalização; 
- Confecção de dicionário, iniciando com as vogais.
    . Introdução da Primeira Frase:
    A - PREPARAÇÃO 
- Trabalho corporal em psicomotricidade: corpo como um todo - onde começa e termina; 
- Relação com boneco imóvel (tudo o que a professora fizer com o boneco as crianças deverão fazer com o corpo); 
- Movimentos com o corpo (exercícios, dança. etc...); 
- Confecção de cartazes com títulos:
- Pedir que cada aluno faça (dramatização) alguma coisa com seu corpo, registrar, em frase, e ilustrar com as crianças.
    Ex.: MANOEL CORRE.
           ROMERO ANDA. 
          ALINE DANÇA. 
          MARIA ESCOVA OS DENTES. 
          TIAGO PULA. 
- Introduzir os verbos no imperativo afirmativo e depois no imperativo negativo.
             PULE  X  NÃO PULE; 
            CORRA X NÃO CORRA; 
            ANDE X NÃO ANDE; etc. 
- Ler com as crianças todas as frases, fazendo sempre as perguntas direcionadoras: quem? o que faz? oralmente, em fichas e com sinais específicos de “quem” e “o que faz”.
    Obs: É importante trabalhar inicialmente as estruturas frasais: 
    1º - Quem?   O que faz? 
    2º - Quem?  O que faz? O quê? 
- O professor deverá promover jogos e ou/brincadeiras para que os alunos interiorizem o Sintagma Nominal que responde à pergunta: quem?
- Atividades: 
- Cobrir uma      criança como saco de papel onde por fora deverá estar escrito: Quem?
 - As crianças      deverão então adivinhar QUEM está dentro do saco.
 
- Vendar os      olhos de uma criança. Em seguida, chamar uma outra criança para que aquela      que está com os olhos vendados, através do toque, descubra QUEM a tocou.
 
    B - INTRODUÇÃO DA FRASE:  
- Rever todos os movimentos que se pode fazer com o corpo; 
- Pedir ao aluno que “pulou” nas atividades anteriores que faça novamente essa ação, para que se possa registrar o que ela faz.
    Exemplo: 
- Propôr a ilustração da frase pelas crianças; 
- Apresentar a frase escrita em uma ficha. Ler com os alunos:
    Perguntar: 
    Dividir a frase: 
- Destacar a palavra PULA, explorando-a em diversas situações: 
  dramatizando: pular corda; 
                         pular amarelinha; 
                         pular com um pé só... 
  mudando o sujeito da oração. 
- Trabalhar com a palavra PULA: 
- número de letras; 
- letra inicial e final (relação com os pré-nomes, rótulos e objetos); 
- confecção no alfabeto de palavras com “P”; 
- recorte de gravuras; 
- montagem de palavras, tirando letras de revistas:
        Ex.:
- Dividir a palavra PULA em sílabas: 
- Trabalhar foneticamente o “P” e L”, alternando as vogais; 
- Formar outras palavras iniciadas com “P”:
    Ex.: PÉ - PAU - PAPAI - PIPA - PÃO - PODE - PÁRA... 
- Trabalhar graficamente estas palavras: 
·        número de letras;
·        comparação entre as palavras (o que tem semelhanças e de diferenças);
·        cruzadão;
·        cartaz;
·        exposição de material concreto;
·        exercícios de fixação (diversos);
·        ditados orais e em língua de sinais.
- Produzir um texto, com os alunos, descrevendo um colega, a fim de localizar a palavra “pula” no contexto.
    Ex: 
- ler, interpretar e ilustrar o texto com os alunos, de forma coletiva e individualmente; 
- Apresentar outros textos, poesias, músicas que contenham palavras com “P”, para leituras incidentais e ampliação de vocabulário. Ex.: Música:
- Ler com as crianças e utilizar a Língua Brasileira de Sinais; 
- Interpretar o vocabulário e a idéia do texto; 
- Pedir que circulem as palavras que comecem com “P”; 
- Relacioná-las fazendo contagens de letras e comparações:
-          Realizar atividades diversas: cruzadão, construção de palavras com fichas e letras de revistas, etc... 
- Confeccionar o primeiro dicionário de palavras com a letra “P”: 
·        Com palavras já apresentadas: PÉ - PAU - PIA, etc... que deverão ser cobradas em nível de leitura orofacial e de emissão;
·        Com as palavras incidentais que irão enriquecer o vocabulário de palavras com “P” e que deverão ser cobradas em nível de sinalização.
    Obs.: Aproveitar as datas comemorativas e os conteúdos de outras áreas e atividades  para também trabalhar palavras com “P”. 
    Ex.: - Dia do trabalhador e profissões: 
       P: PADEIRO, PEDREIRO, PROFESSOR; 
           - Higiene: 
       PENTE, PERFUME, ETC. 
    O professor deverá estar atento para aproveitar todas as oportunidades a fim de explorar a letra P e criar outras atividades. 
- Repetir as orientações anteriores, quando iniciar o estudo com a letra L. O professor retoma a palavra PULA e desenvolve as atividades já formando outras palavras com P e L.
    Ex.: LUA - PELÉ - LUPA - etc... 
- Iniciar o estudo a partir de conteúdo de “ciências”. ANIMAIS 
- Utilizar exercícios de psicomotricidade no momento em que o professor estiver trabalhando o conteúdo: locomoção dos animais 
·        trabalhar a representação corporal. Ex.: “A cobra arrasta. O passarinho voa. O sapo pula. O peixe nada”.
- Confeccionar cartazes:
- Ler e explorar o texto, fazendo sempre as perguntas: 
·        Quem?
·        O que faz
    Ex.: Quem arrasta? A cobra faz o que? (ou que a cobra faz?) 
- Destacar a frase  e dramatizá-la.
O QUE FAZ?
- Ilustrar a frase coletiva e individualmente. 
- Destacar a palavra SAPO, explorando, utilizando, por exemplo, ma miniatura de sapo.
    Ex.: Quem já viu um sapo? - Como ele é? etc... 
- Realizar a exploração gráfica da palavra : 
·        Número de letras;
·        Letras já conhecidas = A - P - O;
·        Letras iniciais S
·        Trabalho fonético do ponto de articulação e junção com outras vogais: SAS - SO - SE - SU - SI;..
·        Relação com pré-nomes e rótulos da sala;
·        Formação de outras palavras: saia - sala - sapo - sai;
·        Exercícios com estas palavras;
·        Ditado oral e em sinais:
·        Produção de texto com identificação de palavras com S;
·        Confecção de cartazes;
·        Vocabulário de palavras concretas com S;
·        Cruzadão, bingo, dominós;
·        Música e poesias para destacar palavras com S;
·        Outros conteúdos e datas comemorativas para trabalhar palavras com S;
·        Dicionário: palavras sistematizadas e incidentais: Ex.:
o       Sistematizadas: SAIA - SALA - SAPO
o       Incidentais: SABONETE - SAPATEIRO, etc.
- Introduzir a frase a partir do conteúdo ; 
- Apresentar filmes alusivos ao tema (interpretação, dramatização, ilustração); 
- Apresentar estórias sobre higiene (interpretação, dramatização, ilustração); 
- Trabalhar, na “vendinha”, os objetos utilizados para higiene corporal e ambiental; 
- Fazer cartazes com rótulos:
- Trabalhar músicas ou poesias; 
- Fazer relação de palavras, de objetos, que usamos para higiene do corpo e do ambiente
|     -        CORPO  sabonete escova    pente    cotonete creme   dental  toalha    etc.  |        -            AMBIENTE  sabão   detergente  desinfetante  cera  álcool  vassoura  etc.  |   
-          Explorar as palavras, mostrando-as no concreto. 
-          - Conversar, novamente, sobre o que devemos fazer com a nossa casa, roupas e brinquedos: LAVAR. 
  
- Explorar a      palavra “lava”, utilizando a Língua Brasileira de Sinais e proporcionando      sua significação.
 
- O que podemos lavar? 
- O que você lava em casa? 
  
- Registrar      as respostas dos alunos:
 
- Moisés lava os sapatos. 
- Ana Cláudia lava a saia.
- Rebeca lava as panelas. 
- Jean lava o tênis. 
- Fabiana lava os cabelos. 
- Ler e      interpretar através das perguntas:
 
- QUEM?         - O QUE FAZ?         - O QUÊ? 
- Formatar a estrutura: SUJEITO - VERBO - COMPLEMENTO 
- Apresentar      alguns briquedos “sujos” para as alunos.
 - Perguntar      se está certo, deixar os brinquedos sujos. Explorar cada um.
 - O que       temos a fazer? LAVAR;
 - Solicitar       que os alunos lavem os brinquedos;
 - Perguntar       o que é necessário para se lavar alguma coisa: água, sabão.
 
- Apresentar, no momento em que uma aluna estiver lavando a boneca, a seguinte frase:
- Ler a frase e propôr sua ilustração, individual e coletiva; 
- Dividir a frase em partes, com a utilização das perguntas direcionadoras: 
- QUEM?    O QUE FAZ?    O QUÊ? 
- Trocar o sujeito ou o objeto da frase:
- Montar a      frase novamente;
 - Destacar a      palavra LAVA:
 - Trabalhar a      letra inicial e a final:
 - Trabalhar      número de letras e verificar quais as letras são necessárias: L A V A;
 - Relembrar      palavras que iniciem com L;
 - Dividir em sílabas: LA - VA;
 - Destacar a      segunda sílaba: VA;
 - Apresentar      a letra V (sinal, ponto de articulação), relação com nomes e rótulos;
 - Realizar a      junção do V com outras vogais;
 - Organizar a      formatação de palavras sistematizadas:
 - VELA -      VIOLÃO - VOVÓ -OVO - UVA - LUVA - LEVA - VAI - VIOU - VÊ, ETC.
 
- Organizar: 
- atividades      diversas para fixação: cruzadão, bingo...
 - ditado,      dessas palavras, de forma oral e em sinais;
 - estruturação      de frases com essas palavras;
 - montagem de      texto com essas palavras;
 - cartazes      com palavras iniciadas com V;
 - construção      de palavras com letras tiradas de jornais ou revistas;
 - músicas;
 - relação com      outros conteúdos e datas comemorativas.
 - Apresentar       as palavras com a acentuação correta.
 - Destacar       os sinais gráficos da acentuação.
 
    Obs.: Pelo que o professor pôde observar a apresentação de cada frase provoca vários exercícios enriquecedores. Cabe agora a cada professor criar, com seus alunos, a “estória” que proporcionará a apresentação das próprias frases, e das próximas etapas e assim sucessivamente. 
    "O GESTO É SIGNO VISUAL INICIAL QUE CONTÉM A FUTURA ESCRITA DA CRIANÇA. ASSIM COMO UMA SEMENTE CONTÉM UM FUTURO CARVALHO, OS GESTOS SÃO A ESCRITA NO AR.”
(VYGOTSKY)
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