JOGOS ENVOLVENDO MÚSICA
A MOTIVAÇÃO
Como interagir com alunos muitas vezes indisciplinados, que vivem em meio ao barulho cotidiano das grandes cidades, ou são solicitados por mil e um estímulos que dispersam sua atenção? A principal regra que devemos respeitar é que NÃO HÁ ESCUTA SEM MOTIVAÇÃO.
A motivação está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e a discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.
O JOGO E A CRIANÇA
Os jogos musicais podem ser de três tipos, que correspondem a três fases do desenvolvimento infantil:
- o sensório-motor: envolve a pesquisa do gesto e dos sons. A criança poderá encadear gestos para produzir sons e ouvir música expressando-se corporalmente. A imitação é muito importante para o desenvolvimento sensório-motor.
-o simbólico: consiste em jogos através dos quais a criança representa a expressão, o sentimento e o significado da música.
-o analítico ou de regras: sao jogos que envolvem a estrutura e a organização da música.
Inicialmente a criança brinca sozinha, mesmo estando perto de outras crianças. Encontra-se exposta a um complexo universo de movimentos, ritmos do corpo e ritmos das músicas e das palavras. É aconselhável que as canções apresentadas sejam do gosto da criança.
A partir do momento em que a socialização se inicia, os jogos coletivos tornam-se possíveis e vão ficando cada vez mais elaborados. A criança não apenas irá manejar seu instrumento musical ao lado do colega, mas junto com ele, escutando a si mesma e aos outros, esperando sua vez de cantar ou tocar, dialogando e expressando-se musicalmente.
A criança com 2 anos é capaz de cantar versos soltos, fragmentos de canções, geralmente fora do tom. Reconhece algumas melodias e cantores. Gosta de movimentos rítmicos em rede, cadeira de balanço, etc.
Com 3 anos a criança consegue reproduzir canções inteiras, embora geralmente fora do tom. Tem menos inibição para cantar em grupo. Reconhece várias melodias. Começa a fazer coincidir os tons simples de seu canto com as músicas ouvidas. Tenta tocar instrumentos musicais. Gosta de participar de grupos rítimicos: marcha, pula, caminha, corre, seguindo o compasso da música.
A criança de 4 anos progride no controle da voz. Participa com facilidade de jogos simples, cantados. Interessa-se muito em dramatizar as canções. Cria pequenas músicas durante a brincadeira.
Com 5 anos a criança entoa mais facilmente e consegue cantar melodias inteiras. Reconhece e gosta de um extenso repertório musical. Consegue sincronizar os movimentos da mão ou do pé com a música. Reproduz os tons simples de ré até dó superior. Consegue pular em um só pé e dançar conforme o ritmo da música. Percebe a diferença dos diversos timbres ( vozes, objetos, instrumentos), dos sons graves e agudos, além da variação de intensidade (forte e fraca).
A criança de 6 anos percebe sons ascendentes de descendentes. Identifica as fórmulas rítmicas, os fraseados musicais, as variações de andamento e a duração dos valores sonoros.
Com 7 anos a criança expõe e defende suas idéias. Ouve em silêncio, acompanhando a melodia e o ritmo da música. Canta acentuando a tônica das palavras. Bate as pulsações rítmicas com as mãos, enquanto o pé acentua o tempo mais forte.
com 8 anos a criança é mais rápida em suas próprias reações e também compreende melhor as dos demais. Percebe e distingue com segurança os elementos rítmicos, criando frases rítmicas.
Todas essas características variam de criança para criança, e seu desenvolvimento pode ser acelerado pela interferência do trabalho de musicalização realizado na escola.
Como interagir com alunos muitas vezes indisciplinados, que vivem em meio ao barulho cotidiano das grandes cidades, ou são solicitados por mil e um estímulos que dispersam sua atenção? A principal regra que devemos respeitar é que NÃO HÁ ESCUTA SEM MOTIVAÇÃO.
A motivação está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e a discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.
O JOGO E A CRIANÇA
Os jogos musicais podem ser de três tipos, que correspondem a três fases do desenvolvimento infantil:
- o sensório-motor: envolve a pesquisa do gesto e dos sons. A criança poderá encadear gestos para produzir sons e ouvir música expressando-se corporalmente. A imitação é muito importante para o desenvolvimento sensório-motor.
-o simbólico: consiste em jogos através dos quais a criança representa a expressão, o sentimento e o significado da música.
-o analítico ou de regras: sao jogos que envolvem a estrutura e a organização da música.
Inicialmente a criança brinca sozinha, mesmo estando perto de outras crianças. Encontra-se exposta a um complexo universo de movimentos, ritmos do corpo e ritmos das músicas e das palavras. É aconselhável que as canções apresentadas sejam do gosto da criança.
A partir do momento em que a socialização se inicia, os jogos coletivos tornam-se possíveis e vão ficando cada vez mais elaborados. A criança não apenas irá manejar seu instrumento musical ao lado do colega, mas junto com ele, escutando a si mesma e aos outros, esperando sua vez de cantar ou tocar, dialogando e expressando-se musicalmente.
A criança com 2 anos é capaz de cantar versos soltos, fragmentos de canções, geralmente fora do tom. Reconhece algumas melodias e cantores. Gosta de movimentos rítmicos em rede, cadeira de balanço, etc.
Com 3 anos a criança consegue reproduzir canções inteiras, embora geralmente fora do tom. Tem menos inibição para cantar em grupo. Reconhece várias melodias. Começa a fazer coincidir os tons simples de seu canto com as músicas ouvidas. Tenta tocar instrumentos musicais. Gosta de participar de grupos rítimicos: marcha, pula, caminha, corre, seguindo o compasso da música.
A criança de 4 anos progride no controle da voz. Participa com facilidade de jogos simples, cantados. Interessa-se muito em dramatizar as canções. Cria pequenas músicas durante a brincadeira.
Com 5 anos a criança entoa mais facilmente e consegue cantar melodias inteiras. Reconhece e gosta de um extenso repertório musical. Consegue sincronizar os movimentos da mão ou do pé com a música. Reproduz os tons simples de ré até dó superior. Consegue pular em um só pé e dançar conforme o ritmo da música. Percebe a diferença dos diversos timbres ( vozes, objetos, instrumentos), dos sons graves e agudos, além da variação de intensidade (forte e fraca).
A criança de 6 anos percebe sons ascendentes de descendentes. Identifica as fórmulas rítmicas, os fraseados musicais, as variações de andamento e a duração dos valores sonoros.
Com 7 anos a criança expõe e defende suas idéias. Ouve em silêncio, acompanhando a melodia e o ritmo da música. Canta acentuando a tônica das palavras. Bate as pulsações rítmicas com as mãos, enquanto o pé acentua o tempo mais forte.
com 8 anos a criança é mais rápida em suas próprias reações e também compreende melhor as dos demais. Percebe e distingue com segurança os elementos rítmicos, criando frases rítmicas.
Todas essas características variam de criança para criança, e seu desenvolvimento pode ser acelerado pela interferência do trabalho de musicalização realizado na escola.
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