Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

JOGO COM TIMBRES


Toda musicalização e educação musical pressupõe educação perceptiva, vocal e rítmica. Em algumas atividades podemos destacar alguma qualidade do som para trabalhar, mas implicitamente estaremos desenvolvendo a percpeção, a voz e o rítmo.
Vejamos por exemplo um jogo com timbres.
Apresente aos alunos os seguintes instrumentos: tamborim, sino ou triângulo, xilofone ou pauzinhos. Deixe que os manipulem a vontade.
A seguir, peça-lhes que recortem, em cartolina ou folhas de revistas, várias formas redondas, triangulares e retangulares. Cada criança deve ter cinco figuras de cada forma.
Combine com os alunos que o tamborim será representado pela forma redonda, o sino, pela triangular, e o xilofone, pela retangular.
Comece o jogo pelo reconhecimento auditivo de dois sons diferentes: você toca dois sons, e as crianças devem mostrar a forma correspondente.
Em seguida, passe para o reconhecimento auditivo por memorização imediata: escondido das crianças, toque uma sucessão de sons, por exemplo, duas vezes o tamborim, uma vez o sino e três vezes o xilofone.
As crianças devem dispor os elementos assim:



Continue a elaborar as sequências sonoras cada vez mais rapidamente.

Depois inverta a atividade: a partir de uma sequência de formas, as crianças tocarão os respectivos instrumentos.
É bom trabalhar a execução e a composição com cada criança. Uma delas propõe uma sequência de sons e formas que as outras crianças irão reconstruir com elementos correspondentes.
Finalmente, o professor toca uma sequência de sons e pede às crianças que desenhem, na ordem, os elementos da sequência.

Marcadores:

1 Comentários:

  • Às 7 de novembro de 2010 às 18:06 , Anonymous Anônimo disse...

    Este site é muito útil, principalmente para quem não tem experiência com a educação infantil e pretende fazer estágio.Parabéns pelas atividades e criatividade empregadas na elaboração do mesmo. Obrigada.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial