Atividades Educativas

Atividades Escolares de Educação Infantil e Ensino fundamental

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PLANO DE AULA SOBRE LEITURA PARA A PRÉ-ESCOLA

PLANO DE AULA

CONTEÚDOS
- Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
- Valorização da leitura como fonte de prazer e cultura na escola e na comunidade.
- Envolvimento de crianças, pais e comunidade em situações de leitura.

ANO: Pré-escola.

TEMPO ESTIMADO: Dois meses.

OBJETIVOS
-Estimular nas crianças o prazer de ler antes da alfabetização.
-Aproximar a escola e a comunidade por meio da leitura.
-Formar leitores competentes.

MATERIAL NECESSÁRIO
Gibis variados, com o máximo possível de exemplares repetidos, cartolina, tesoura, transparências e retroprojetor.

DESENVOLVIMENTO

1º ETAPA

Reúna as crianças e pergunte quais personagens elas conhecem. Discuta as principais características de cada um e apresente algumas informações comportamentais e físicas. Depois dessa conversa inicial, mande um bilhete aos pais ou fale com eles sobre a importância do projeto. Aproveite para convidá-los a participar. Uma das maneiras é pedir a doação de gibis. Ao receber as doações, catalogue e organize-as por título para ficar mais fácil encontrar o desejado. Assim estará montada a gibiteca. Para animar a garotada e controlar os empréstimos, faça carterinhas de sócios para todos. Anote as datas de retirada e de devolução. Aproveite os momentos de organização do acervo para ensinar a manusear o material corretamente: as páginas devem ser viradas com cuidado e com as mãos limpas para não rasgar nem amassar. Explique que é preciso se comprometer a devolver o gibi na data estipulada para que outros colegas possam ler depois.

2º ETAPA

Prepare transparências com algumas sequências e apresente as histórias com a ajuda de um retroprojetor. Faça uma máscar de cartolina para cobrir os quadrinhos, pois o ideal é mostrá-los uma a um. Dessa maneira, todos vão fazer uma observação minuciosa das expressões fisionômicas dos personagens e dos detalhes das cenas. Chame a atenção para o formato dos balões e as onomatopéias. Depois de analisar cada um, pergunte: " O que será que vem no próximo?" , para estimular as crianças a antecipar o enredo. Depois, leia o texto completo para a turma entender a sequência.

3º ETAPA

Para a leitura compartilhada distribua exemplares do mesmo gibi para que todos possam acompanhar a história individualmente, em duplas ou trios. Depois que a turma tiver um bom repertório, escolha uma das histórias, recorte os quadrinhos e embaralhe-os. Organize a sala em grupos e distribua um montinho com uma sequência completa para cada um. O desafio é remontar na ordem correta.

4º ETAPA

Repita os momentos de leitura várias vezes durante a semana.
O ideal é fazer disso uma atividade permanente durante o ano. Uma idéia é levar os pequenos para ler no parque. Outra, espalhar colchonetes e deixá-los curtir os quadrinhos a vontade.

AVALIAÇÃO

Para saber se os objetivos foram alcançados, observe se depois dessas atiidades as crianças buscam espontaneamente a leitura de gibis e com que frequência, se comentam as histórias preferidas e se adquiriram o hábito de levá-los emprestados para casa.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial